Este texto fiz há um tempo atrás, e reflete um pouco da realidade desta minha profissão que é divertida e amarga ao mesmo tempo!!
Propaganda ame-a ou deixe-a!
Fuvest, Unicamp, Puc, Mackenzie, hoje nos vestibulares das maiores Universidades de São paulo e do Brasil, um curso se destaca por seu grande crescimento no gosto dos vestibulandos em pouco tempo, é o curso de Publicidade e Propaganda, o famoso PP.
Quando o aluno está no 2º ano do ensino médio, pinta aquela dúvida do que ele irá fazer, de qual será sua profissão.
Muitos estudantes, por terem afinidades com números e cálculos escolhem a área de exatas, são cursos como, Ciências da Computação, Economia, Administração, Estatística, Química e outros mais, que cá entre nós, o pessoal tem que gostar muito disto, pois decorar fórmulas e mais fórmulas, convenhamos não é uma coisa muito fácil.
Pois bem, nesta fase encontramos também os "perdidos". Perdidos são aqueles que em plena adolescência no auge dos seus 18, 19 anos ainda não escolheram o que serão da vida, ainda estão na fase da curtição e não querem saber de nada. Só que chega uma hora que a coisa aperta e geralmente ou o pai ou a mãe os obrigam a escolher, se não uma profissão ao menos algum curso em alguma faculdade.
Ai é a hora que a coisa pega, e é nesta hora que o rapaz que nunca fez nada na escola, nunca pensou em nada relacionado a sua profissão, decide, vou ser Publicitário.
Mas por quê Publicitário?
Bom, na mente deles, publicitário, não mexe com cálculos, se veste de um modo diferente, e frequenta festas e mais festas.
Mal sabem que existe um outro lado da moeda.
Nestes quatro anos de profissão, percebi que a propaganda é uma profissão que precisa ser amada, como diz Nisan Guanaes Presidente da África, o publicitário, assim como outros profissionais, precisa acordar na segunda -feira com amor e vontade de ir trabalhar, pois é uma profissão que você deve amar para exercê-la com sucesso.
Portanto você precisa estar pronto para chegar em casa as 2 da manhã e acordar as 3 quando for preciso, você precisa saber que em pleno domingão você estará assistindo ao jogo do seu time deitadão no sofá e seu chefe irá te ligar pra aprovar aquela campanha que está a um mês parada na mesa do cliente.
Ah e tem mais, publicitário quando pensa que não está trabalhando, está.
Por exemplo, um cara de mídia vive andando pelas ruas procurando novos espaços para inserir aquele painel com formato especial que o cliente tanto sonha, o diretor de arte, vive procurando referências, e quando vê um anuncio vai procurar quem fez para procurar fazer melhor, o redator na segunda de manhã conta os minutos para ver o novo outdoor da Veja e a Capa do Lance, pra dizer que com certeza teria uma idéia melhor.
E é isso você vai se acostumar, escovar os dentes e observar o novo layout da Close-up, tomar café e ver a nova promoção do Nescau.
Resumindo esta profissão não é pra qualquer um, e apesar de estar na moda, considero uma das mais complexas e apaixonantes profissões existentes no mercado de trabalho.
Se você gostar disso terá sucesso, agora, se não for a sua, não se deixe influenciar por festinhas, roupas e cabelos estravagantes, pois dentro da profissão nem tudo, ou quase nada, é um mar de rosas.
Isto me faz lembrar uma grande campanha do governo, se referindo a fase do Brasil na época da ditadura que era: Brasil , ame ou deixe-o! Propaganda ame-a ou deixe-a!
Tiago Trindade
Parabéns pelo texto e pela iniciativa do blog!
ResponderExcluirContinuem na caminhada e compartilhem exatamente isso: idéias e pensamentos que são dignos de dispendermos algum tempo com sua leitura em nossa tão alucinante e corrida vida nos tempos modernos!
Abraços do amigo;
Emerson Maranhão